Mestranda Rafaela Redin destaca defesa de dissertação na Famecos
- Brenda Andrade

- 24 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Trabalho foi desenvolvido sob orientação da professora e pesquisadora Cleusa Scroferneker

A jornalista e mestranda Rafaela Redin realizou a sua banca de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (PUCRS) no final de outubro (22). Com o título provisório “As Dimensões da Comunicação Pública e do Cuidado nas Políticas Públicas Brasileiras de Gestão de Risco de Desastres”, o trabalho é orientado pela professora e pesquisadora Cleusa Maria de Andrade Scroferneker. A banca foi composta pelas professoras Eloisa Beling Loose (UFRGS) e Rosangela Florczak de Oliveira (PUCRS).
— Em mais uma etapa vencida, registro minha gratidão à orientadora, Prof.ª Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker, e às professoras da banca, Prof.ª Dra. Rosângela Florczak, decana da Famecos, e à Prof.ª Dra. Eloisa Loose, da UFRGS, pesquisadoras que são referência na área da Comunicação — registrou a mestranda.
Sobre a pesquisa em andamento
A pesquisa parte de inquietações pessoais de jornalista sobre a comunicação pública em órgãos governamentais, área em que atuou profissionalmente por quase dez anos, e da compreensão da comunicação pública como um espaço de participação, diálogo e relação.
A partir de três problemas de pesquisa, foram definidos como objetivos: refletir sobre a possível aproximação entre comunicação pública e cultura do cuidado; analisar de que forma as políticas públicas incorporam a comunicação pública em seus planejamentos de gestão de risco de desastres; e compreender as dimensões de cuidado presentes nesses planos.
Sustentado pela Hermenêutica em Profundidade (HP) (Thompson, 2011) e em diálogo com a Complexidade (Morin, 2015), o estudo articula Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007), propondo uma matriz interpretativa que integra comunicação pública e cuidado.
— Seguimos, agora, para a escrita final da dissertação e para a defesa, com o propósito de contribuir para novas reflexões sobre o ainda embrionário campo das políticas públicas de comunicação no Brasil, fomentando avanços na gestão de risco de desastres no país e no Rio Grande do Sul, além de inspirar futuros estudos sobre o tema — destacou Rafaela.




Comentários