Qualificação da Mestranda Jéssica Dias no PPGCOM/PUCRS
- Brenda Andrade

- 24 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Trabalho foi desenvolvido sob orientação das professoras e pesquisadoras Cristiane Mafacioli e Cleusa Scroferneker (PUCRS)

A bacharela em Relações Públicas e mestranda Jéssica dos Santos Cruz Dias realizou a sua qualificação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (PUCRS) na última semana de outubro. O trabalho, intitulado “As marcas discursivas da confiança no Edelman Trust Barometer”, é desenvolvido sob orientação da professora e pesquisadora Cristiane Mafacioli Carvalho e coorientação da professora Cleusa Maria de Andrade Scroferneker. A banca foi composta pelos professores Victor Márcio Laus Reis Gomes (PUCRS) e Diego Wander Montagne (UFRGS).
— A banca de qualificação foi um marco da minha trajetória acadêmica. Todos os apontamentos dos professores trazem novas ideias, outras perspectivas e, com certeza, o incentivo à pesquisa. Ao contrário do que eu imaginava, a banca foi muito empática: os professores Victor (PUCRS) e Diego (UFRGS) demonstraram atenção aos detalhes e apreço pela pesquisa como um todo. As orientadoras Cristiane e Cleusa (PUCRS) foram fundamentais não apenas na construção, mas também na qualificação, com todo apoio e olhar atento para a escrita. Agora, fico ansiosa para a defesa da dissertação — destacou a mestranda.
Resumo da dissertação
A pesquisa tem caráter exploratório (Gil, 2019) e é desenvolvida a partir de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, conforme as perspectivas indicadas por Marconi e Lakatos (2021). A dissertação resgata e atualiza o estudo de 2021, intitulado “Comunicação Organizacional e Relacionamento com os Públicos: aspectos constituintes do estudo Edelman Trust Barometer para a apreensão da confiança das pessoas nas organizações” (Cruz, 2021), porém para o mestrado, a pesquisa busca novos conceitos de confiança e suas diferentes definições em áreas como sociologia, filosofia e psicologia, relacionando-o às concepções do termo no campo das Relações Públicas.
Como base, foram utilizados os levantamentos realizados pela pesquisa global anual Edelman Trust Barometer, que há 25 anos mede a confiança das pessoas em instituições como empresas, governos, ONGs e mídia. O estudo busca compreender os conceitos de confiança adotados pela Edelman, relacionando com os demais conceitos abordados nas outras áreas, a fim de analisar os discursos proferidos pela empresa a partir da Análise de Discurso de Patrick Charaudeau (2005–2022).




Comentários