Comunicação organizacional digital: dimensões de análise da produção científica
- Grupo GEACOR
- 4 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2019
Autor(es): Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa
Orientador (a): Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Resumo:
No contexto contemporâneo, a comunicação organizacional digital (COD) tem sido estudada sob diferentes enfoques teórico-metodológicos na busca da sua consolidação como objeto de estudos da subárea do conhecimento voltada para o entendimento e compreensão dos processos comunicativos organizacionais. Esse argumento justifica a investigação da produção científica relacionada à comunicação organizacional digital (COD), tendo por base os artigos apresentados à Abrapcorp, no período de 2007 a 2015. A tese, portanto, tem como objetivos: investigar como se configuram os estudos sobre essa temática desenvolvidos por pesquisadores que circulam no espaço institucionalizado de discussão da Abrapcorp, evidenciar com base em que abordagens temáticas, metodológicas e teórico-conceituais são desenvolvidos os estudos apresentados sobre a comunicação organizacional digital na Abrapcorp e contribuir para o (re) conhecimento de limitações e potencialidades da produção científica sobre a comunicação organizacional digital (COD) aceita na Abrapcorp.Adota-se o paradigma hermenêutico-interpretativo proposto por Thompson (1995, 2011). Trata-se de pesquisa qualitativa, com estratégias metodológicas que envolvem análise sócio-histórica, análise formal-interpretativa e (re) interpretação, levantamento e coleta de dados em ambiente digital no site da Abrapcorp para constituição do corpus, com 70 artigos científicos que abordam a temática pesquisada. Recorreu-se ao software Atlas ti com intuito de dar suporte ao processo de codificação, interpretação dos artigos do corpus com base nos movimentos interpretativos e reinterpretativos realizados.
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